Conheça os tipos de Whey

Conheça os tipos de Whey

Conheça os tipos de Whey

Quando pensamos em suplementação e academia, a primeira imagem que vem à cabeça é o Whey Protein. Ele é um dos suplementos mais conhecidos e usados no mundo.

Apesar de bem popular, muita gente tem dúvidas quanto à sua utilidade, benefícios e principais diferenças entre Whey Protein concentrado, isolado e hidrolisado. Neste artigo vamos explicar os diferentes tipos de Whey e suas indicações de uso. 

 

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento feito à base da proteína extraída do soro do leite. Rico em proteínas, o soro do leite tem uma cadeia de aminoácidos completa. 

São necessários de duzentos a dois mil litros de leite para conseguir retirar um quilo de proteína do leite de boa qualidade, que passará por um longo processo de filtragem para tirar todas as impurezas, mantendo apenas a proteína de alto valor biológico. É através desse processo de filtragem que conseguimos determinar se o Whey Protein será concentrado, isolado ou hidrolisado. 

 

Tipos de Whey

São três os principais tipos de Whey: concentrado, isolado e o hidrolisado. Há também os blends, que são fórmulas que misturam diferentes tipos de proteínas. 

1 – Whey Protein concentrado (WPC)

Esse tipo passa por menos processos de filtragem, resultando em uma proteína mais “bruta”. Por ter moléculas maiores, seu processo de digestão é mais lento. Sua composição contém carboidrato, gordura e lactose. Este tipo não é recomendado para quem tem alergia ou intolerância à lactose.

O Whey Protein Concentrado tem uma porcentagem de proteína menor que os outros e possui menor custo. É indicado para ganho de massa muscular e é um ótimo substituto de refeições, podendo ser utilizado como opção de lanche. 

2 – Whey Protein isolado (WPI)

O Whey Protein isolado passa por um nível médio de filtragem, resultando em uma composição com maiores níveis de proteína, cerca de 90%. Neste tipo de Whey são encontrados apenas vestígios de gorduras, carboidratos e lactose, sendo a melhor opção para quem deseja uma proteína de absorção rápida, tem intolerância à lactose ou esteja evitando carboidratos.

Seu processo de filtragem quebra as moléculas de proteínas em partículas menores, por isso, o Whey Protein Isolado possui uma fácil digestão, sendo um uma boa opção de custo x benefício. 

3 – Whey Protein Hidrolisado (WPH)

Este tipo de proteína tem o melhor e mais rápido processo de digestão. O Whey Protein Hidrolisado passa por um processo chamado pré-digestão, o que acelera sua metabolização, atingindo mais rapidamente os músculos. É um ótimo pós-treino para evitar o catabolismo e o produto ideal para atletas de alta performance.

Com níveis quase zerados de carboidratos, gorduras e lactose, o Whey Protein Hidrolisado pode ser consumido por intolerantes à lactose. Por passar em mais filtragens e quebra de partículas, sua quantidade de proteínas pode chegar a 95%.

 

Opções bônus 

Blend Proteico

Há inúmeros tipos de blend de proteína no mercado. São fórmulas que misturam tipos diferentes de proteína e também podem acrescentar outras substâncias, como BCAA, creatina, dentre outros.

O blend pode ser uma excelente opção dependendo do objetivo. Para saber se o produto é adequado para seu consumo, é necessário conhecer as características de cada componente da fórmula, por isso, é fundamental estudar o produto. 

Proteína Vegana

A maioria das proteínas veganas é fabricada a partir de duas bases: a ervilha e o arroz. No entanto, há outras opções, como soja, amêndoas, lentilha, dentre outros. As indústrias têm evoluído muito e elaborado muitos produtos à base de proteínas vegetais para atender o público que não consome proteínas animais ou que tem intolerâncias alimentares.

 

Para que serve o Whey?

Assim como qualquer outra proteína, o Whey auxilia na composição da dieta, oferecendo praticidade a quem o consume. Ou seja, torna muito mais fácil a ingestão de proteínas de alto valor biológico.

O Whey é uma excelente opção nutritiva para lanches, pode ser utilizado como parte da rotina e ainda auxilia no ganho de massa magra e recuperação muscular quando combinado com uma boa rotina de atividades físicas.

 

Como consumir?

O Whey pode ser consumido por qualquer adulto e a qualquer hora do dia. Ele pode até substituir uma refeição como um lanche, por exemplo, e também pode ser um complemento para sua alimentação, pois é um ótimo suplemento para te ajudar a suprir suas necessidades diárias de proteínas.

 

Este artigo tem objetivo meramente informativo e não substitui a consulta a um profissional da saúde habilitado.

 

Referência: 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000400007

https://www.einstein.br/Pages/Home.aspx

Educador físico Rafael Bracca, especialista em nutrição ortomolecular e coordenador técnico da Integralmédica.

Notícias Relacionadas