Como escolher um termogênico?

Como escolher um termogênico?

Como escolher um termogênico?

Os termogênicos são muito procurados por aqueles que buscam otimizar o processo de emagrecimento. Há diversos alimentos e suplementos com ação termogênica e os termogênicos são muito úteis para agilizar o processo de queima de gordura, tendo em vista que acelera o metabolismo através do aquecimento corporal. 

Essa aceleração faz com que nosso corpo utilize mais calorias ao longo do dia, assim, aquela gordura localizada queima mais rápido. Os benefícios dos termogênicos não param por aí: também auxiliam no aumento da disposição e energia para o dia a dia ou para realizar atividades físicas, além de ajudar a melhorar o foco e concentração para aqueles que desejam melhorar a performance nos estudos ou trabalho.

 Dúvidas quanto ao consumo, quantidade e qualidade do termogênico são normais, por isso, vamos te explicar alguns itens importantes para você usar de maneira correta este suplemento. 

 

Suplementos termogênicos

Os suplementos termogênicos nem sempre possuem ingredientes naturais. Seus ativos são substâncias que tendem a agir rapidamente, proporcionando resultados em pouco tempo como a cafeína, a L-carnitina e o MCT.

O termogênico mais conhecido é a cafeína. Ela potencializa a quebra de gordura, promove o aumento de força e diminui a fadiga muscular. Possui alto poder termogênico, que acelera o metabolismo e, assim, auxilia no emagrecimento. 

A L-carnitina é uma substância que ajuda o corpo a transportar a gordura para o local onde é queimada e transformada em energia para o bom funcionamento do organismo. Dessa forma, além ajudar a emagrecer, a L-carnitina ajuda a gerar energia, melhorando o desemprenho durante os treinos. 

Já o MCT (Triglicerídeos de Cadeia Média) é uma fonte de energia importante. É uma gordura “do bem”, constituída pela combinação dos ácidos caprílico e cáprico, que têm concentração até sete vezes maior que o óleo de coco. O MCT também promove, além do efeito termogênico, maior sensação de saciedade, melhora das funções cognitivas, dentre outros benefícios.

 

Termogênicos naturais 

É possível encontrar termogênicos naturais em alimentos, estes podem vir em natura ou em forma de suplementos alimentares. Dentre os principais alimentos estão: pimenta, café, gengibre, cacau, guaraná, chá verde, chá mate e canela. 

  1. Pimenta

A pimenta possui um alto potencial de aceleração do metabolismo e queima de gordura. Isso se dá devido a presença da substância chamada capsaicina, que aumenta a temperatura do corpo e estimula o metabolismo. Para esse efeito, prefira as pimentas naturais, pois os molhos podem conter ingredientes que diminuem a ação termogênica natural. 

  1. Café

Queridinho dos brasileiros, o café ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a energia, reduzir a sensação de fadiga e promover um estado maior de atenção. Um estudo recente feito na Espanha mostrou que beber café forte meia hora antes do exercício aeróbico pode aumentar significativamente a oxidação de gordura.

  1. Canela

A canela é uma especiaria com efeito termogênico. Ela estimula o gasto calórico durante a digestão e o processo metabólico do organismo. Também prolonga a saciedade, diminui o desejo de comer doces, eleva a temperatura corporal e regula a liberação de insulina pelo pâncreas. Possui ainda ação anti-inflamatória, fazendo com que ela seja recomendada para pessoas obesas, pois pode ter efeito positivo nesse quadro de inflamação crônica.

  1. Gengibre

O gengibre é considerado um excelente termogênico natural por ajudar a acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia. Ele tem potencial diurético, ajuda no processo de digestão, atuando contra a azia e os gases intestinais, além de ter ação detoxificante.

  1. Pó de Guaraná

O pó de guaraná possui alta concentração de cafeína, aumentando a disposição e o estado de alerta, gerando maior rendimento nos treinos. Ele também libera adrenalina e dopamina no sangue, substâncias que ajudam a combater o cansaço físico e mental.

  1. Cacau 

O cacau também é um termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura. É possível ter maior sensação de saciedade ao consumi-lo, já que ele ajuda a regular a insulina. Você pode usar em forma de chocolate, pois a combinação das substâncias oferece benefícios ao sistema cardiovascular. Mas lembre-se: isso é válido apenas para os acima de 70% de cacau. 

  1. Chá verde

Esta é uma das bebidas mais eficientes para acelerar o metabolismo. O chá verde promove a queima de gordura corporal, sem comprometer a saúde. Ele aumenta a produção de adiponectina, hormônio que reduz inflamações, melhora o metabolismo da glicose e os níveis de insulina.

Pode ser usado também como pré-treino, pois sua função estimulante gera energia para as atividades físicas e seu efeito diurético contribui na redução do inchaço.

 

Termogênico na rotina

Após conhecer os principais tipos de termogênicos, agora é hora de ver qual deles se encaixa melhor no seu dia a dia para auxiliar na queima de gordura e geração de energia. É preciso muita atenção na hora de adicionar esses itens a sua rotina.

Os suplementos termogênicos podem ser ingeridos antes dos treinos e de preferência longe da hora de dormir para não atrapalhar na qualidade do sono.

Como toda substância que altera o metabolismo, o consumo de termogênico deve ser observado com cautela, pois o uso incorreto pode trazer malefícios à algumas pessoas que são sensíveis aos seus efeitos.

Gestantes, lactantes, crianças, idosos, pessoas com pressão alta, problemas cardíacos ou com insônia, devem procurar orientação de um profissional de saúde qualificado antes de utilizar. 

 

Este artigo tem objetivo meramente informativo e não substitui a consulta a um profissional da saúde habilitado.

 

Referência

https://www.hipolabor.com.br/blog/

https://www.essentialnutrition.com.br

https://www.mutari.com.br

https://my.oceandrop.com.br

https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-020-00400-6

 

Notícias Relacionadas