É verdade que a creatina engorda?
Usada para aumentar performance e promover ganho de massa magra, a creatina muitas vezes é acompanhada com o questionamento quanto seu efeito no aumento de peso de quem a toma. Mas é apenas uma má interpretação de seus resultados.
Apesar de muitos pensarem que sim, a creatina não engorda. Isso porque ela não provoca o aumento de gordura corporal, e não retém líquido do jeito que você está pensando, a creatina provoca o aumento de água intramuscular, ou seja, dentro do musculo, promovendo assim, o aumento no volume do músculo.
Daí a confusão no ganho de peso, os quilos a mais na balança se dá ao aumento no tamanho dos músculos e não de gordura. A creatina aumenta o desempenho e a carga para que o crescimento muscular seja de verdade.
Mas afinal, o que é creatina?
A creatina é produzida a partir de três aminoácidos (L-glicina, L-arginina e L-metionina). Capaz de influenciar os processos bioquímicos musculares envolvidos na produção de energia e recuperação do exercício. O corpo humano produz uma quantidade aproximada de 1 grama por dia.
Por isso, a suplementação é um outro meio eficiente de aumentar os estoques de creatina dentro do músculo e promover aumento de força e ganhos de massa muscular, além de gerar mais energia para o organismo.
Perfeita para quem busca hipertrofia muscular, já que ela proporciona aumento de força, resultando em melhores performances para atividades e esportes como CrossFit, treino funcional, luta, natação etc.
O melhor momento para ingerir a creatina é de acordo com seu objetivo. Antes do treino vai te ajudar a ter mais energia e melhora na hipertrofia. Já no pós treino ela age na recuperação glicogênio muscular.
Ah! E vale ressaltar que ela deve ser ingerida todos os dias para o completo efeito, mesmo que você não faça exercícios nesse dia.
Em pó ou em cápsula, a creatina é indispensável para quem quer garantir bons resultados nos treinos.
Referências:
Effects of Creatine Supplementation on Renal Function
Fairman. C.M et al. The potential therapeutic effects of creatine supplementation on bodycomposition and muscle function in cancer. Hematology. v. 133, p. 46-57, 2019.
Negro. M et al. Chapter 2.7 – Creatine in Skeletal Muscle Physiology. vitamin and Nonmineral Nutritional Supplements. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-812491-8.00008-2019.
Forbes. S. C Sarcopenia – Potential Beneficial Effects of Creatine Supplementation. Foods and Dietary Supplements. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-418680-4.00004-X. p. 37-402015