É verdade que a creatina engorda?

É verdade que a creatina engorda?

É verdade que a creatina engorda?

Usada para aumentar performance e promover ganho de massa magra, a creatina muitas vezes é acompanhada com o questionamento quanto seu efeito no aumento de peso de quem a toma. Mas é apenas uma má interpretação de seus resultados.

Apesar de muitos pensarem que sim, a creatina não engorda. Isso porque ela não provoca o aumento de gordura corporal, e não retém líquido do jeito que você está pensando, a creatina provoca o aumento de água intramuscular, ou seja, dentro do musculo, promovendo assim, o aumento no volume do músculo.

Daí a confusão no ganho de peso, os quilos a mais na balança se dá ao aumento no tamanho dos músculos e não de gordura. A creatina aumenta o desempenho e a carga para que o crescimento muscular seja de verdade.

 

Mas afinal, o que é creatina?

A creatina é produzida a partir de três aminoácidos (L-glicina, L-arginina e L-metionina). Capaz de influenciar os processos bioquímicos musculares envolvidos na produção de energia e recuperação do exercício. O corpo humano produz uma quantidade aproximada de 1 grama por dia.

Por isso, a suplementação é um outro meio eficiente de aumentar os estoques de creatina dentro do músculo e promover aumento de força e ganhos de massa muscular, além de gerar mais energia para o organismo.

Perfeita para quem busca hipertrofia muscular, já que ela proporciona aumento de força, resultando em melhores performances para atividades e esportes como CrossFit, treino funcional, luta, natação etc.

O melhor momento para ingerir a creatina é de acordo com seu objetivo. Antes do treino vai te ajudar a ter mais energia e melhora na hipertrofia. Já no pós treino ela age na recuperação glicogênio muscular.

Ah! E vale ressaltar que ela deve ser ingerida todos os dias para o completo efeito, mesmo que você não faça exercícios nesse dia.

Em pó ou em cápsula, a creatina é indispensável para quem quer garantir bons resultados nos treinos.

 

 

 

 

Referências:

Effects of Creatine Supplementation on Renal Function

Davani-Davari D, Karimzadeh I, Ezzatzadegan-Jahromi S, Sagheb MM. Potential Adverse Effects of Creatine Supplement on the Kidney in Athletes and Bodybuilders. Iran J Kidney Dis. 2018;12(5):253‐260.

International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine

Fairman. C.M et al. The potential therapeutic effects of creatine supplementation on bodycomposition and muscle function in cancer. Hematology. v. 133, p. 46-57, 2019.

Negro. M et al. Chapter 2.7 – Creatine in Skeletal Muscle Physiology. vitamin and Nonmineral Nutritional Supplements. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-812491-8.00008-2019.

Forbes. S. C Sarcopenia – Potential Beneficial Effects of Creatine Supplementation. Foods and Dietary Supplements. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-418680-4.00004-X. p. 37-402015

Notícias Relacionadas